Inscrições para o Enem começam nesta segunda (6)

O prazo final vai até o dia 17/5. Quem conseguiu a isenção também precisa se inscrever!

A partir de hoje (6) até o dia 17/5, os interessados em fazer o Enem 2019 devem acessar a página do participante e realizar suas inscrições. A taxa custará R$ 85 e deve ser paga até o dia 23/5 em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Só estão isentos do pagamento os estudantes que solicitaram o benefício e foram contemplados. Os resultados dos pedidos de isenção já estão disponíveis na página do participante desde o dia 17/4.

Para realizar a inscrição no Enem 2019, o candidato precisa primeiro inserir o número do CPF e do RG e de um e-mail válido, criando um login. Em seguida, deve seguir o passo a passo das inscrições, preenchendo os campos com dados pessoais, dados socioeconômicos, informações sobre Ensino Médio, cidade em que realizará a prova e outras até a finalização. O cartão de confirmação com todos os dados do estudante e com o local onde ele fará o exame deve ser divulgado em outubro.

Atendimento especial ou especializado

O pedido de atendimento especial também deve ser feito no mesmo período das inscrições. De acordo com o edital, o atendimento pode ser solicitado por pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia. Já o atendimento específico é reservado para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.

Atenção: para alguns desses casos, o Inep solicita que o estudante anexe documentos comprobatórios no momento da inscrição, como atestados médicos. Consulte o edital para mais detalhes. Candidatos que fazem uso de aparelho auditivo em função de alguma deficiência devem informar no momento da inscrição.

Provas

Assim como no ano anterior, a prova ocorrerá em dois domingos. No primeiro, 3/11, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Neste dia, os portões serão fechados às 13h e a prova vai até as 19h.

No segundo dia, 10/11, os candidatos responderão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Na entrada, os portões fecham no mesmo horário, mas a prova vai até as 18h30.

Enem

Desde que foi criado pelo MEC em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio, o Enem é usado como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras. A partir das alterações implementadas em 2009, o Enem passou a substituir o vestibular das universidades federais e de outras instituições de ensino públicas e particulares, além de escolas de ensino técnico.

Alguns programas em que as notas do Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga na universidade são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Para quem quer receber um empréstimo, o programa parceiro é o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).

Outras informações podem ser encontradas no edital do Enem 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *