“Você precisa saber” – Desfralde na Educação Infantil

O desfralde é um dos marcos no desenvolvimento infantil que gera muitas dúvidas nos pais e demais cuidadores. Para auxilia-lo nesse momento, fomos pedir ajuda a nossa Psicóloga.

Leila Dulce – Psicóloga Escolar Educacional, Especialista em Terapia Familiar e de Casal e Tanatologia.

A psicóloga explica que esse processo tem início geralmente entre 2 e 3 anos, podendo os pais iniciar a observação da criança a partir dos 18 meses. É importante que os pais evitem comparações entre seus filhos e outras crianças, pois existem variações tanto quanto a idade, como em relação ao tempo que cada criança necessita para alcançar essa conquista. Cada criança tem seu tempo e deve estar, tanto emocional, quanto fisicamente preparada para o desfralde.

Leila ressalta ainda que os adultos devem compreender e explicar aos filhos que o desfralde trata-se de um êxito pessoal da própria criança, e não um progresso para dar prazer ao adulto. 

Etapas para Desfralde

 O processo de desfralde passa, basicamente, por 3 (três) etapas:

– inicialmente, a criança avisa que fez;

– em seguida, avisa que está fazendo;

– e avisa que que quer fazer.
Na medida em que a criança vai tomando consciência, reconhecendo e interpretando os sinais do próprio corpo, há uma evolução no processo de desfralde. Quando a criança avisa que quer fazer xixi ou cocô, significa que o desfralde já pode ser realizado.

 

Desfralde: paciência é elemento fundamental!

Para alcançar o desfralde, a paciência é ferramenta fundamental. Segundo a Psicóloga, até mesmo com as crianças que obtiveram sucesso nesse processo, podem ocorrer escapes em dias mais frios ou com a chegada de um irmãozinho, pois os escapes fazem parte do processo.

A psicóloga Leila Dulce deixou um artigo complementar para sua leitura. clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *