Projeto Conexões Matemáticas – “A arte e a matemática tem tudo a ver.”

O Instituto Santo Agostinho montou uma exposição para os pais com obras dos alunos do 6º ano, dando início ao projeto proposto pela professora Clausionete Lusosa, “Conexões Matemáticas – A arte e matemática tem tudo a ver.” Seguindo o conteúdo trabalhado em sala – “ideias intuitivas da geometria e polígonos”. Os pais puderam observar a atuação de seus filhos com a apresentação do trabalho, compartilhando conhecimentos sobre termos comuns, como estética, organização, perfeição e rigor, demonstrando a harmonia, o equilíbrio e a simplicidade de suas obras. 

O Cubismo foi um vanguarda artística europeia surgida no século XX na França que abrangeu as artes plásticas e a literatura. Marcado pelos uso de formas geométricas, ele rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas. Esse movimento pode ser considerado o primeiro a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras. 

No Brasil, somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 é que o movimento cubista ganhou força. Ainda que os artistas brasileiros não se entregaram as características exclusivamente cubistas, podemos destacar as telas da artista plástica de Tarsila do Amaral. Nelas, notamos a influência cubista pelo uso das formas geométricas e que foi a inspiração na reprodução das obras dos alunos agostinianos do 6º ano.

Além da exposição das reproduções, os alunos do 6º ano puderam argumentar quanto a pequisa propostas pela professora Clausionete Lustosa, apresentando sua obra e quais foram suas influências históricas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *