Missão, Visão e Princípios

VISÃO

Buscar constantemente a plenitude de nossa atuação diferenciada na educação, consolidando-nos como instituição-referência. Utilizar e produzir novos processos aplicados à melhoria da educação e conquistar o devido reconhecimento de nossa ação integral do educando para enfrentar os desafios profissionais e pessoais, o que viabiliza melhor a divulgação de nossa proposta de trabalho.

MISSÃO

Preparar o educando de forma critica e participativa para um exercício pleno da cidadania, capacitando e qualificando-o para a vida profissional, com enfoque no desenvolvimento e no aprimoramento do raciocínio, estimulando-o para o convívio harmonioso numa sociedade cada vez mais ágil, complexa e competitiva.

PRINCÍPIOS AGOSTINIANOS

A Escola tem a filosofia de educação baseada nas diretrizes educacionais do fundador da Ordem Agostiniana, Santo Agostinho e nos leva a refletir: Que educação queremos oferecer aos nossos educandos? Que meios usaremos para consegui-la? Que tipo de “Homem” desejamos formar para viver na sociedade atual? Segundo Santo Agostinho, a pessoa do educando é o centro, o objeto do trabalho que deverá ser voltado inteiramente a ele. Para tanto, necessitamos conhecê-lo e ajudá-lo a descobrir suas potencialidades para que seja o protagonista de sua educação, assumindo, de acordo com as possibilidades e nível de maturidade, seu projeto de vida.

O Instituto Santo Agostinho fundamenta sua ação educativa na filosofia Agostiniana, que considera o homem em duas dimensões:

1) Interiorização – Transcendência;

2) Fraternidade – Comunhão.

De acordo com esses princípios, as características da Escola são:

  1. a) a procura vivencial de Deus, que se projeta na doação ao próximo e na busca constante de Deus;
  2. b) a capacidade de diálogo e mútua aceitação;
  3. c) o clima de aproximação e amizade;
  4. d) o espírito generoso que inclui um nobre desejo de superação pessoal e serviço à comunidade;
  5. e) a cordialidade e alegria, acompanhadas de simplicidade;
  6. f) a facilidade de adaptação aos tempos atuais e sensibilidade diante dos problemas dos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *