Dica de Leitura – O que é o virtual Pierre Lévy

O filósofo francês Pierre Lévy, professor da Universidade de Ottawa, no Canadá, é um dos mais importantes estudiosos dos efeitos das tecnologias de comunicação do mundo contemporâneo. Em seu livro “O que é o Virtual”, Lévy aborda as conseqüências que a virtualização gera na sociedade moderna.
Segundo Lévy, um movimento geral de virtualização afeta hoje, além da informação e comunicação, os corpos, a economia, os quadros coletivos da sensibilidade e o exercício da inteligência. Nesse sentido, a proposta deste livro é filosófico (o conceito de virtualização), antropológico (a relação entre o processo de hominização e a virtualização) e sócio-político (compreender a mutação contemporânea para poder atuar nela), sendo, portanto, uma cartografia do virtual.

A virtualização, para Pierre Levy pode ser definida como “o movimento inverso da atualização”, pois consiste em uma passagem do real ao virtual. Ele não considera que a virtualização seja a desrealização, mas sim uma mudança de realidade e identidade. A virtualização está presente nas tecnologias da comunicação na atualidade social, no transporte, na medicina, na economia e na política de forma imprescindível ao progresso social. Ela não está limitada apenas ao espaço informático, está na sociedade como um todo. No livro é colocado em questão se a virtualização é boa ou ruim.

Possibilitada pela virtualização, a inteligência coletiva é uma grande vantagem à sociedade. Conhecimento, informações, teorias, relatos, entre outros, podem ser disponibilizados e compartilhados por todos que têm acesso à internet em tempo real e sem limites geográficos. Com isso, os internautas podem se atualizar e pesquisar sobre todos os tipos de assunto com muita facilidade. Também é característica da inteligência coletiva a interatividade, pois é possível opinar, comentar, sugerir, etc… A interatividade está presente também no texto virtual. O hipertexto é o endereço que pode ser acessado por hiperlinks, que “ligam” palavras-chave, ou imagens, a páginas com explicações mais específicas ao assunto. Assim, o texto é enriquecido, pois o leitor consegue ter muito mais informações disponibilizadas para o entendimento da leitura.

Concluindo, “O que é o Virtual” explica temas bastante presentes na sociedade atual, fazendo filosóficos questionamentos sobre os assuntos. O aprendizado proporcionado pelo livro dá uma ampla noção ao leitor a respeito do impacto que o virtual tem no mundo contemporâneo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *